quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

[RESENHA] O Beijo das Sombras

,
Bom dia pessoal! Tudo bom? Hoje vou resenhar um livro que não li durante minha pausa daqui do blog, e sim, semana passada. Não pretendia ler esse livro agora, mas como ganhei dinheiro no Natal passado e tinha o livro dois da série aqui em casa, acabei comprando o primeiro livro. No inicio da minha leitura, fiquei um pouco confuso sobre os termos que é usado durante a história. Bom, confira a resenha.

O Beijo das Sombras é um livro de Richelle Mead, publicado no Brasil pela editora Nova Fronteira em 2009. Possui 319 páginas. É o primeiro livro da série Vampire Academy.

Lissa é uma uma adolescente especial, é a ultima que carrega o sobrenome Dragomir, umas das doze famílias reais da sociedade Moroi. Também é uma Moroi, seres vampirescos mortais, e possui algumas habilidades incomuns. Por ser uma integrante da realeza, Lissa é bem popular entre os colegas da escola para Morois e Dampiros, seres originados de um vampiro e humano, São Vladimir.

Rose é a melhor amiga de Lissa, ela é uma dampira, e guardiã de Lissa, pois os dampiros são treinados para serem guardiões dos Moroi, desenvolvendo tanto suas habilidades humanas, quanto vampiras. Ensinados a dar suas vidas para a do seu Moroi protegido.

A sociedade Moroi está quase extinta, pois os Strigoi, antigos Moroi que mataram suas vítimas para se alimentar, e que precisam de sangue Moroi para prolongar sua imortalidade e fortalecer seus poderes. Então, os guardiões são altamente treinados para proteger os Moroi.

Todos os Moroi usam magia e são treinados para se especializar em algum elemento - terra, fogo, ar, água. Mas Lissa não se especializa em nenhum desses elementos, e sim, num elemento que é incomum na sociedade Moroi, o espirito, que a permite curar as pessoas de seus ferimentos, o que a deixa muito fraca e a faz querer se machucar.

Lissa perdeu sua família em um acidente de carro, Rose estava junto e se machucou muito, mas Lissa a salvou, com isso, um laço foi formado entre as duas, permitindo Rose sentir o que Lissa está sentindo e até poder entrar em sua cabeça e vivenciar o que Lissa está passando. Isso torna uma habilidade muito útil para Rose ser uma melhor guardiã de Lissa.

Rose foge com Lissa por alguns motivos alertados pela professora Karp sobre o rumo que Lissa pode tomar se não se controlar ao usá-los. Durante a ausência das duas na escola, muita coisa muda, então a Diretora Kirova manda um grupo de guardiões para trazê-las de volta. É aí que o pequeno romance de Rose começa, ela conhece Dimitri, que também é guardião de Lissa e que vai ser seu instrutor de treinamento para por em dia o tempo perdido para que Rose forme e se torne guardiã oficial de Lissa, mas por ser sete anos mais velho que Rose, esse relacionamento ficará um pouco em risco.

Na volta das duas, Lissa entrará em alguns conflitos um pouco estranhos, e Rose ficará encarregada de protegê-las desses perigos. Que tipo de perigos são esse? Dimitri e Rose ficarão juntos? Lissa poderá usar seus poderes sem se preocupar?



Bom, o livro é muito bom, é diferente de muitas histórias sobre vampiros por aí, bem autêntica, bem divertida, mas também não gostei de algumas coisas no livro. Primeiramente, quando Rose e Lissa voltam para São Vladimir, os alunos começam a espalhar boatos sobre elas, até aí tudo bem, acontece alguma coisa, mais boatos aparecem. Para cada acontecimento, a autora coloca boatos entre os estudante. Outro fato que não gostei foi que toda vez que Lissa usa seu poder de cura nas outras pessoas, ela se corta.

No inicio da minha leitura, não estava entendo muitos sobre os termos Moroi, Strigoi e Dampiros, mas no decorrer da história conseguimos entender mais sobre eles. Por ser o primeiro livro de uma série, não espere uma história já de cara, tem uma história, mas é uma história mais introdutória, pois a autora vai se preocupar em introduzir o leitor na trama criada por ela.

Sobre os personagens, eu gostei muito da personalidade de Rose e como ela é super protetora em relação a Lissa. Confesso que fiquei o livro todo torcendo para que Rose e Dimitri terminassem juntos. Lissa no começo eu achei ela meio bobinha, mas no decorrer da história ela mostra que também faz o que "vier na telha" para ajudar sua melhor amiga. Temos Mia, a patricinha que virou popular durante a ausência das amigas, que guarda um grande segredo. Não gostei nem um pouco dessa personagem, ela faz qualquer coisa para humilhar alguém. Também temos Natalie, que faz parte da realeza, mas não faz questão de ser popular. Fiquei desconfiado dessa personagem desde que ela aparece no livro, e acredite, fiz bem.

Indico muito para quem gosta de livros sobre vampiros e para quem gosta de fugir um pouco dos clichês que andam por aí.

3 comentários :

  1. Ei Raphael...

    Nhaiiiiiii que bacana que vc começou a ler VA \o/ Sou apaixonada pela serie e lendo a sua resenha da aquela vontade de reler tudo rsrs.

    O primeiro livro é bem introdutorio mesmo, mas acho que isso é caracterisco de series mesmo né? Mas acho que qdo vc começar Aura negra já vai ser bem claro pra vc e vai devorar a serie rsrs.

    Super beijo e otima semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fabi,
      Estou gostando muito da serie, se nao tivesse aula, leria até acabar!
      Também acho que é característico das série mesmo... Ja estou entendendo bem melhor em Aura Negra, mas vou ter que parar pelo segundo, nao tenho o terceiro.. rsrs
      Bjs e otima semana pra voce também (:

      Excluir
  2. Eu morro de vontade de ler essa série, ia começa há um tempo atrás mas acabei passando pra trás e não li até hoje. Fiquei sabendo recentemente sobre a adaptação cinematográfica da série e pretendo ler logo. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir