terça-feira, 12 de março de 2013

[RESENHA] A Garota da Capa Vermelha

,
Bom dia pessoal! Tudo bom? Hoje irei resenha mais um livro que li durante minha pausa. São muitos livros que li durante minha pausa, e como pretendo voltar a ativa aqui no blog, estou resenhando os livros que li, enquanto leio outros livros para resenhar futuramente. Este livro eu achei legal e esperava mais, mas novamente fiquei confuso em algumas partes, também possui um filme, que eu também gostei muito. O livro é a reescrita de um conto infantil que todos estão carecas de ouvir/contar. Trata-se de Chapeuzinho Vermelho, mas em um estilo não lá muito infantil

A Garota da Capa Vermelha é um livro de Sarah-Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson, publicado no Brasil pela Editora iD em 2011. Possui 350 páginas.

Valerie vive na pequena aldeia Daggorhorn, isolada e bem distante. Nessa aldeia cada aldeão trabalha para seu próprio sustento, mas juntos cuidam da plantação e da proteção. Esse pequena aldeia é distante, mas esconde algo sombrio e tenebroso numa noite que todos tentam evitar. A noite de lua cheia.

Durante todas essas noite, um sacrifício é feito. Um animal e dado ao lobo para saciar a sede do lobo. Valerie vivencia este sacrifício desde pequena, se lembrando das famílias aterrorizadas se trancando dentro de casa e do local deste sacrifício. Mas durante uma dessas noites, Valerie acabou ficando frente a frente com esse lobo. Nunca mais esqueceu daqueles olhos tão sombrios.

Valerie tem uma grande admiração por sua irmã, Lucie. Sempre a julgava sendo a mais corajosa, a mais bela a mais extrovertida e que socializa fácil, mas sempre a manteve no devido lugar. As duas possuem o espirito aventureiro, junto com suas amigas, estavam sempre a procura de novas aventuras.

Como todas as garotas da vila, Valeria não podia escolher seu futuro marido, mas seus pais. Era segredo, mas acaba descobrindo que está comprometida com o filho do ferreiro e de uma família muita rica, Henry Lazar. Ela nunca parou para reparar nele, embora sabia que ele era gentil, educado e atencioso. Mas ela estava interessado em Peter, um garoto que fez parte de sua infância. Estavam sempre se divertindo na vila, mas ele acabou se mudando e ela nunca mais ouviu falar dele. Mas agora, ele estava de volta, mais charmoso do que nunca, faz com que Valerie se apaixone novamente por ele, mas ele não queria nada com ela.

Enquanto todos estavam em um acampamento para recolher a safra, Peter e Valerie combinam de se encontrarem longe de todo mundo. Mas essa não foi uma jogada de sorte. Era noite de lua cheia e o lobo quebra o tratado de paz, escolhendo sua vítima. O corpo de uma garota é encontrado, e logo descobre que era Lucie.

Logo, os aldeões querem caçar o lobo e matá-lo, mas uma visita inusitada de um forasteiro deixa todos ainda mais apavorados. Father Solomon diz que o animal não se trata de um lobo, e sim de um Lobisomem. Que durante o dia está na sua forma humana, mas a noite assume a forma de um grande lobo. Todos se tornam suspeitos, uns se viram contra os outros, inclusive Valerie. Daggorhorn não é mais uma vila "segura", a caçada começa. Quem será o lobo? Valerie poderá confiar em alguém, ou ela é o lobo? Será alguém próximo a ela? Daggorhorn poderá voltar a ser aquela vila "segura" de antes?

Bom,  eu esperava mais do livro. Eu assisti ao filme a bastante tempo e gostei, então estava com as expectativas altas para o livro, mas não foi como esperava. Tive bastante dificuldade para achar o livro, pois comprei recentemente, sempre que chegava a uma livraria, não tinha. Mas em um dia, tinha somente um exemplar, e estava na duvida se levaria ele ou algum outro livro, mas tinha mais gente o querendo e tinha somente um, então resolvi levar.

Achei Valerie bem boba e que não tem nenhuma confiança consigo mesma. Em várias partes do livro ela se inferior em relação a outras garotas da vila, inclusive com sua irmã. Sempre pensando que não é bonita como as outras garotas, que não tem nenhum talento. Isso me deixou muito irritado.

Recentemente fiquei sabendo que o livro foi escrito depois do filme. Bem que eu achei que o livro foi corrido, algumas partes não foram bem desenvolvidas. Esperava um suspense que eu ficasse roendo as unhas torcendo pela protagonista e desejar que o lobo pare de fazer o mal a vila, mas isso aconteceu. Eu achei que o suspense foi pouco, o que a autora focou mais foi no pequeno mistério de quem era o lobo e no romance entre Valerie e Peter.

No final do livro a editora coloca uma frase bem interessante, "Será esse o verdadeiro final de Valerie?" e colocou um site para visitarmos e descobrir. Eu achei interessante, pois o final do livro não é o verdadeiro (lógico), e essa foi uma jogada de marketing bem legal, pois o leitor que ficar vidrado no livro (o que não foi meu caso) poderá conferir o final verdadeiro.

Eu gostei do livro, mas esperava mais. Recomendo para quem gosta dos contos clássicos transcritos para a modernidade, mas para quem não gosta, nem precisa pegar o livro na livraria! rsrs Para quem quiser conferir o trailer do filme e talvez dar uma chace, confira.

0 comentários to “ [RESENHA] A Garota da Capa Vermelha ”

Postar um comentário