quinta-feira, 21 de março de 2013

[RESENHA] Um Dia

,
Bom dia pessoal! Tudo bom? Hoje vou resenhar um livro de romance. Teve sua adaptação cinematográfica, que eu confesso, prefiro ela do que o livro! (rsrs) Comprei este livro sem ao menos saber do que se trata, comprei porque a capa me conquistou assim que bati o olho no livro. Muita gente falou que o livro é muito ruim e etc. Eu gostei, mas prefiro o filme, pois dá para entender melhor. Confiram a resenha.

Um Dia é um livro de David Nicholls, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2011. Possui 411 páginas.

Ele é um cara rico que quer ser famoso, ter muio dinheiro, muitas mulheres, curtir a vida e conhecer o mundo. Ela é uma mulher simples, seu desejo é mudar o mundo. 15 de Julho de 1988. Este é o dia em que Emma Morley e Dexter Mayhew vão se conhecer. Ambos sabem que depois deste dia, cada um seguirá sua vida.

Eles passam quase uma noite e um dia juntos, mas é o suficiente para que nenhum dos dois consiga tirar o outro da cabeça. Entre eles surge uma grande amizade, amores não resolvidos, e ao longo dos anos, vai mudando junto com eles.

Durante todo dia 15 de Julho ficamos sabendo sobre mais um pouco a relação entre Dex e Em. Ele virou um grande apresentador de TV que aos poucos sua fama vai se degradando. Ela virou uma garçonete em um restaurante mexicano e namora um cara que não gosta nem um pouco.

Durante vinte anos, a vida dos dois é pura reviravolta, ora estão juntos ora separados. Os dois conhecem pessoas diferentes e vida dos dois muda completamente, agora não se veem com muita frequência, algumas vezes trocam cartas, telefonemas, mas muitas vezes não se encontram. Mas sempre não se esquecendo um do outro.



Bom, a resenha está pequena pois não lembro muita coisa do livro, mas o que eu consegui lembrar eu me esforcei para fazer uma boa resenha. Vamos ao livro, eu disse que não conhecia nada sobre a história, comprei mesmo pela capa, e posso dizer que não me arrependi, pois eu gostei bastante do livro, dos personagens, exceto do Dexter. Ele fica com tanta mulher, inclusive com algumas alunas, durante a época que virou professor por um tempo.

O livro também tem seu drama, tanto Emma quanto Dexter passam por diversas vezes em sua vida, mas sempre possuem um ao outro para se confortarem. Emma é sempre gentil, mas sempre está se colocando para baixo falando frases como por exemplo "Estou gorda."; "Sou feia", etc, nesse aspecto eu a odiei, mas ela é uma mulher que passou por muita coisa para chegar onde queria, uma mulher que tem um futuro definido.

O livro é bem legal, com seu romance, um toque de drama, mas eu fui pego de surpresa pelo final do livro que eu fiquei com o queixo caído. Me deu uma tristeza enorme que eu até cogitei parar de ler, mas eu continuei e fui me acostumando com o que aconteceu, mas ainda eu não acreditei no ocorrido. Quase chorei quando li as frases mais tristes do livro.

Mesmo odiando boa parte do livro (quase todo rsrs) eu achei que ele e Emma formam um belo casal. Ao lado dela ele é muito diferente de quando está longe dela. Para mim o fim foi a melhor parte de todas, para mim os dois se completam de qualquer jeito.

O livro todo é narrado somente em um dia de cada ano. Quando citava algo que aconteceu entre um ano e outro pensava: "Quando isso aconteceu? Não lembro de ter lido" (rsrs), mas foi uma boa leitura apesar das confusões. Depois vamos nos familiarizando com a história e não temos mais nenhuma confusão. O autor soube escrever de uma maneira bem incrível.

O livro foi adaptado para os cinemas, quem viveu a Emma foi Anne Hathaway e o Dexter foi o Jim Sturgess. Confira o trailer do filme.

0 comentários to “ [RESENHA] Um Dia ”

Postar um comentário