segunda-feira, 1 de abril de 2013

[RESENHA] Sábado à Noite

,
Bom dia pessoal! Tudo bom? Eu sei que falei que segunda já teria resenha, mas eu fiquei com preguiça de fazer... (rsrs) Mas hoje tem e é de um livro que estava louco para ler, mas a personagem não me agradou em quase nada... Eu gostei mais da antagonista do que da protagonista. Mas enfim, o livro é nacional e eu estava muito ansioso para ler e quase me matei quando eu vi que a autora estava aqui em BH no ano passado na Bienal e eu não fui vê-la. Mas olha o destino: vou poder conhecê-la três dias após o meu aniversário! Confira a resenha.


Sábado á Noite é um livro de Babi Dewet, publicado no Brasil pelo Selo Generale em 2012, mas de forma independente em 2010. Possui 334 páginas.
Estamos em Alta Granada, uma cidade pequena, onde temos um colégio e vários adolescentes. Na escola eles são separados por grupos, tem os nerds, os atletas, os populares, os feios, os valentões e um grupo nada comum entre outros colégios, os Marotos, considerados os perdedores.

Amanda faz parte do grupo dos populares, juntos com suas amigas, Anna, Guiga, Carol e Maya. Não pegava bem serem vistas com qualquer pessoa do colégio, então evitavam os Marotos e só andavam com a elite do colégio.

Bruno e Amanda se conhecem desde pequenos. Faziam tudo juntos, mas foram crescendo e se tornaram membros de diferentes grupos sociais. Continuavam amigos, mas na escola nem se olhavam direito. Ele era um Marotos, os fracassados, ninguém queria ser vistos com eles, apenas os que não tinham uma reputação a zelar.

Esses grupos nunca iriam se misturar. Elas continuariam sendo as mais desejadas do colégio todo. Eles sempre seriam os perdedores. Mas o destino tem outros planos para eles. O diretor do colégio decide criar os bailes de Sábado à Noite. A princípio todos os alunos odiaram a ideia, mas depois do primeiro, todos passaram a gostar. Nesses bailes, surge uma misteriosa banda chamada Scotty. Seus quatro integrantes sempre usavam mascaras durante suas apresentações. Suas músicas derretem o coração de qualquer menina por falar de amor, decepções e outras coisas. Mas em especial, derretia o coração de Amanda, pois  além das músicas serem boas, elas tinham grandes coincidências tem relação a sua vida.

Todos decidem "matar" a professora de artes quando ela cria um trabalho que colocará duplas para fazerem. Todos ficam apreensivos com suas duplas, mas não era o que ninguém esperava, marotos e populares juntos. Amanda ficou com Daniel, Guiga com um nerd, mas acabou recebendo ajuda de Fred, Anna e Caio, Bruno e Carol e Rafael com Maya. Todos com seus respectivos amores platônicos. Daniel viam nesse trabalho ficar com seu grande amor e se declarar para Amanda. Mas o amor dela por ele é passado, agora terá que decidir entre Daniel e sua amiga Guiga, que também tem um paixão secreta por ele.

Todos acham que esse trabalho será um fiasco, pois elas são populares e desejadas, eles são somente perdedores. Mas esse trabalho terá um curso diferente e surpreenderá cada um dos alunos. Romance, aventuras, música, amizades, sociedade, etc., essa é a trama de Sábado à Noite.


Bom, eu estava muito ansioso para ler esse livro. Conheci a Babi pelo K-pop, logo descobri que ela tinha publicado um livro, um outro vício meu, claro, então já fiquei bem ansioso para ler. Nunca surgia uma oportunidade para comprar o livro, ou não tinha nas livrarias, ou eu não achava. Mas, mês passado eu consegui trocá-lo por DOTz na leitura. E eu comecei a ler. Odiei a Amanda, achei ela muito boba e bem insegura de si. Faz tudo para agradar os outros e não a si mesmo. Só achava ela legal quando estava com Daniel, sozinhos. Ela podia ser ela mesma com ele, sem se esconder na popularidade.

Ao decorrer da história, eu fui aprendendo a gostar dela, ela foi mudando e em agradando mais, mas quando estava junto com os populares, já me irritava mais. Anna é minha preferida, sempre pronta para ajudar seus amigos e mesmo com a popularidade, não é boba igual a Amanda.

O livro tem um pouco de mistério, somente para os personagens (e para os desinformados rsrs), já sabemos quem são os Scotty logo no inicio do livro. Amanda é bem boba nesse meio também, o cantor sempre cantava sua música e sempre tinha algo que aconteceu com ela e com maus alguém, e ela nunca descobria quem ele era. E em quase todos os bailes de Sábado à Noite ela arruma alguma encrenca.

Durante a história, Amanda vai mudando sua personalidade aos poucos, ela se arrepende em algumas passagens de ser popular e estragar algumas amizades, de não poder ficar com quem gosta por conta da popularidade. Também muda seu modo de vestir. Achei isso bem legal nela. Mas acontece uma coisa e Amanda me decepciona de novo. No momento que Daniel mais precisa dela, ela não o ajuda. Me matou de raiva.

Daniel é o cara que faz qualquer coisa para conquistar a menina que ama. Qualquer coisa. E nunca se arrepende. Acho essa personalidade dele bem interessante. As brigas entre Carol e Bruno são bem engraçadas, sempre morria de rir com eles. Os personagens são bem desenvolvidos, a história flui muito bem e surpreende qualquer um com o final.

Eu gostei bastante do livro, foi  mais do que eu esperava, tirando a Amanda (rsrs). O final me surpreendeu bastante também. Fiquei sabendo que terá uma continuação, mas publicaram no Facebook que teve um atração na edição e só será publicado ano que vem ( brincadeira de 1º de Abril atrasada... rsrs). Já estou ansioso para a continuação e ansioso também para conhecer a Babi dia 20 de Abril (já falei que é três dias depois do meu aniversário? rsrs). Será meu primeiro livro autografado (:

O livro era uma fanfic da banda McFly e foi lançado em 2010 de forma independente, eu achei bem interessante. Eu li e gostei bastante, leiam. Para quem quiser conferir o book trailer.

0 comentários to “ [RESENHA] Sábado à Noite ”

Postar um comentário