segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

[RESENHA] Olho por Olho

,
Olá pessoal! Hoje trago a resenha de um livro que é cheio dos clichês da vida, não tem nada de diferente e mesmo assim você não consegue desgrudar até que acabe o livro. É de um assunto que hoje em dia é bem famoso, o Bullying. Eu já falei de um livro que possui o mesmo tema, mas Olho por Olho não consegue superar A Lista Negra. Confira a Resenha.


Olho por Olho é um livro de Jenny Han e Siobhan Vivian, publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito. Possui 320 páginas.
 
Todo mundo que já sofreu na mão de alguém de qualquer maneira, quer sua vingança. Seja esperando pelo carma, justiça ou pelas próprias mãos. Kat sofre bullying na escola, mas por ser uma garota forte, bate de frente com a pessoa. Lilia é uma das populares, mas praticamente obedece sua melhor amiga Rennie e não quer que sua imãzinha passe pelo que ela passou. Mary sofreu no passado, por conta de um incidente ela decidiu deixar a Ilha Jar e morar no continente.

De alguma forma, as três procuram vingança, querem que as pessoas que as fizeram sofrer, sofram. As três são completamente diferentes, de grupos diferentes, mas se unem para um interesse comum, vingança. As três possuem um pacto, enquanto estiverem realizando essas vinganças, nenhuma pode deixar o "grupo" e não pode haver segredos entre elas.

Por ser popular, Lilia tem tudo a perder, seus amigos, convites para festas, status de popularidade, etc, mas está disposta a qualquer coisa. Antes de tudo, Kat fazia parte da turma de Rennie e Lilia, mas por causa de um discussão, Rennie a ''chuta" para fora do grupo. Agora, Kat e Rennie estão constantemente em conflito.

Há quatro anos Mary saiu da Ilha por causa de um "incidente" que teve com um garoto, agora procura um jeito de dar o troco, mas não está sozinha. Sozinhas, não conseguirão suas vinganças, juntas, tudo é possível.


Bom, eu gostei do livro, dei 4 estrelas para ele. A junção das duas autoras foi bem feita, durante minha leitura não percebia que foram duas pessoas que escreveram, até porque nunca li nada de nenhuma das duas... rsrs. Jenny e Siobhan conseguiram criar personagens que cativam o leitor, que sabem o que querem. Durante minha leitura, percebi algumas pontas soltas, uma delas é que algumas vingaças que as três fizeram foram meio bobas para serem chamadas assim, parecia mais com trotes que fazemos com amigos para que eles passem vergonha, só isso.

A narração do livro se alterna entre Mary, Lilia e Kat, que eu achei bem interessante, pois podemos conhecer melhor cada uma delas e seus motivos para quererem realizar esse plano. Kat é a cabeça do grupo, pensa no plano e em algumas coisas que podem ou não dar certo. Lilia é a "patricinha", sempre pensa muito antes de fazer sua parte no plano e que toda vez que alguma coisa sai do planejado, pensa em largar tudo. Mary é mais frágil e a minha preferida, para mim, a única com um motivo sólido para querer vingança.

Os outros personagens também são bem construídos, como Rennie, uma garota de origem simples, mas que quer ser sempre o centro das atenções, quer tudo para ela, uma pessoa que se você não conhece o verdadeiro eu dela, vai odiar logo de cara. Alex é o pobre coitado, acontece coisas com ele sendo que nem merecia. Reeve é aquele cara popular da escola que não pode ser visto com algum perdedor, mas que debaixo da carapuça de popular, tem aquela pessoa que tem sentimentos e que é leal aos outros. Mas tem hora que ele é um pé no saco rsrs. 

O livro só perdeu pontos na minha avaliação por ter uma característa meio a lá Carrie, A Estranha e por ter umas vinganças muito bobas, as autoras deveriam caprichar mais. No geral, é um bom livro, de leitura rápida e de personagens bem contruidos. Leiam! Um fato interessante é que, logo que três personagens são apresentadas, eu voltava e ficava tentando adivinhar quem era quem com as meninas que estão na capa.

2 comentários :

  1. Primeiramente, parabéns pela resenha!
    O Bullying é um problema muito comuns nas escolas, seja com adolescentes ou crianças. As pessoas que as sofrem ficam, se não deprimidas, revoltadas. E parece que as protagonistas desse livro se encaixam no segundo grupo, rsrs. O livro parece ser muito bom e realmente capturou meu interesse.
    Beijos, Keila Ladeia.
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabens, sua resenha ficou excelente.
    Estou muito orgulhoso de vc e do Daniel por estas resenhas que vca se propoem a divulgar
    Amo muito vcs.

    ResponderExcluir