sexta-feira, 25 de julho de 2014

[Resenha] Fazendo meu Filme: O roteiro inesperado de Fani

,
Olá pessoal! Hoje trago a resenha de mais volume de uma série que não estou conseguindo largar! Estou curtindo cada momento e a autora não ajuda em nada com essa história que gruda na sua cabeça e você não consegue pensar em outra coisa! (mas gruda de um jeito bom viu? :P) Estou quase terminando, mas não quero que esse momento chegue! PODE CONTER SPOILERS PARA QUE AINDA NÃO LEU OS DOIS VOLUMES ANTERIORES!!


Fazendo meu Filme: O Roteiro inesperado de Fani é um livro de Paula Pimenta, publicado pela Editora Gutenberg. Possui 419 páginas. É o terceiro volume da série Fazendo meu Filme.

Fani está de volta ao Brasil, agora com 18 anos, poderá finalmente matar a saudade de sua família e das amigas e esclarecer tudo o que aconteceu no ano anterior com seu grande amor Leo. Mas sua voltar não é tão simples como estava imaginando que seria, voltou com alguns quilos a mais e em seus primeiros dias no país está um pouco "mal situada", respondendo as pessoas em inglês sem perceber.

Por ter passado um ano no exterior, muitos dos amigos de Fani já estão na faculdade, o que a deixa um pouco triste já que está atrás e terá que ralar muito para passar no vestibular. Além desse problema, Fani tem absoluta certeza que quer ser uma grande cineasta no futuro, mas sua mãe tem outros planos para ela que é a advocacia.

Para conseguir recuperar o ano perdido, Fani está no cursinho e com isso está com falta de tempo, o que faz com que ela e Leo tentem ficar juntos o máximo que conseguirem. Por ser apaixonada com os "filmes de amorzinho" Fani quase pira quando Leo não fez o pedido oficial de namoro e ainda não disse "Eu te amo".

"Naquele momento eu prometi a mim mesma que, 
algum dia, eu iria fazer o nosso filme."-pág 84

Em pouco tempo que já está de volta da Inglaterra Fani já está enfrentando novas preocupações, ainda mais que Leo não pode escutar nada da vida dela do ano anterior sem ter um ataque de ciúmes. E ainda tem que aguentar Alberto e Natália envolvidos em seu noivado. 

Fani pode ainda não saber, mas sua vida ainda guarda muitas surpresas para ela no futuro!

"Eu acho que não é possível caber mais amor 
aqui dentro..."-pág 256


Bom, quem ainda não passou, está passando ou vai passar pelo que a Fani passou que atire a primeira pedra! Paula conseguiu reunir todos os sentimentos dos adolescentes e colocar tudo nas páginas dos livros. Todo mundo já deve ter passado por situações semelhantes iguais as da Fani em algum momento da vida.

Eu curti cada momento da leitura, apesar de achar que a Fani chorou mais do que o necessário nesse livro, mas tudo bem, eu gosto dela (; E vem cá, quando que o Leo vai parar de fazer uma (desculpa o linguajar) cagada atrás da outra? Por que meu deus! Só faltou eu entrar na história e enforcar esse menino nos seus ataques de ciúmes quando Christian é nomeado, quando Inglaterra é o assunto! Essas crises são sem noção, se ele ama tanto a Fani não tem que ter desconfiança nenhuma! E o final do livro só fez a minha raiva por ele aumentar, tadinha dela! Fani, você pode ir pro Christian agora tá? Te dou meu total apoio :P

Gabi continua sendo a minha preferida, sempre a amiga que sabe o que dizer em qualquer momento. Ana Elisa também me conquistou, mas tenho tanta pena dela pelo que aconteceu que eu ainda não decidi se é só pena ou se é favoritismo.

Fani ainda vai me matar de tanto rir com sua lerdeza. Todos a sua volta já sacam algo de primeira e ela lá, com todo sua inocência querendo que alguém conte para ela. O melhor foi quando ela já estava a ponto de entrar em desespero querendo saber se estava ou não namorando quando todo mundo fala que sim! 

Outro ponto que ganhou minha admiração foi que os outros personagens puderam ter uma maior participação aqui com as várias trocas de e-mails. Os e-mails grude do Alberto com a Natália quase me deixaram com dor de barriga e a raiva me dominou com os e-mails da mãe da Fani, sério, não queria ter uma mãe desse tipo não! (;

A cada leitura concluida, Paula ganha minha admiração cada vez mais. Nunca me deparei com algum livro nacional que me prendesse igual os dela. Em menos de uma semana já li QUATRO livros de sua autoria! E ninguém nunca tinha retratado o universo adolescente tão perfeitamente nas páginas de um livro igual ela faz, e com maestria se me permite dizer! E não tinha momento melhor para eu ler este livro, pois esse ano é quando vou me formar na escola e é também o ano que vou fazer o ENEM para entrar na faculdade e vira e mexe estou me indentificando com essa turma!

Os livros da Paula transmitem todos os sentimentos bons que um livro pode transmitir, então a leitura é recomendadissíma para todo mundo! E para os meninos que ainda não sabem se lê ou não, podem ler sem o menor peso na consciência, pois o ponto de vista é feminino, as capas podem ter um toque feminino, mas as situações que a Fani passa qualquer um pode passar! Podem ler, eu recomendo demais!! Uma das melhores séries nacionais do estilo que existe, podem confiar (;

"Entrei na sala de embarque me sentindo leve. Aquele filme
tinha terminado. E eu não via a hora do próximo
começar."-pág. 418 



Read more →

segunda-feira, 21 de julho de 2014

[RESENHA] Fazendo meu Filme: Fani na terra da rainha

,
Olá pessoal! Hoje trago a resenha do segundo livro de uma serie que atualmente não estou conseguindo largar! A série é fofa, a autora é fofa, os personagens são cativantes, efim, Fazendo meu Filme tem de tudo para ser uma das melhores series nacionais que eu já li! PODE CONTER SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO LEU O PRIMEIRO VOLUME!Com vocês, a resenha:


Fazendo meu Filme: Fani na terra da rainha é um livro de Paula Pimenta, publicado pela Editora Gutenberg. Possui 327 páginas. É o segundo volume da série Fazendo meu Filme.

Fani conseguiu o que mais ansiava, o beijo de seu grande amor, mas nem tudo foi um mar de rosas. Por conta do programa de intercâmbio que ela participa, embarcou em um avião e deixou tudo para trás e foi descobrir uma nova vida na terra da rainha, Inglaterra na cidade de Brighton. Fani irá passar um ano em outro país, mas para isso terá que deixar sua antiga vida no Brasil.

Em seus primeiros momentos na Inglaterra, Fani passa a conhecer sua nova família, a que irá ospedá-la durante todo o ano. Kyle e Julie são seus pais ingleses, Tracy, Tom e Teddy, seus irmãos. Ao ver que Fani está um pouco pra baixo por conta da imensa saudade que ainda tem do Brasil, sua nova família tenta a todo custa fazê-la se sentir em casa.

"Eu sempre ouvi dizer que o inglês britânico era 
mais bonito, mais correto... mas ninguém
                                                                           tinha me dito que era mais difícil!"-pág.21  

Logo Fani começa a trocar e-mails e telefonemas com o pessoal do Brasil, o que faz com que ela sinto pior por dentro além de ficar por dentro de tudo o que acontecendo enquanto ela está fora. Decidida a aproveitar ao máximo sua viagem, ela decide então tentar tirar o Leo um pouco de seus pensamentos. O garoto, achando que está sendo ignorado resolve que não ficará assim então bola um plano para que Fani fique sabendo que ele já esta em outra.

Desesperada, Fani não quer ficar nem mais um segundo na Inglaterra e decide que quer voltar após ter passado somente um mês fora e voltar a ficar com realmente gosta. Claro que ninguém apoia essa decisão, todos querem tirar essa ideia da cabeça dela de uma vez por todas. Com muito custo, Fani resolve continuar em Brighton e ali, acaba descobrindo novas amizades como a de Ana Elisa, a de sua louca irmã Tracy e de Christian, um garoto com uma aparência de um galã de Hollywood que quer algo que vai além além de amizade com Fani.

No meito de tantos acontecimentos, Fani terá que passar por momentos que irá exigir que tome certas decisões que a farão ter todos os sentimentos do mundo, de tristeza a alegria, ter o coração partido diversas vezes, sentir a saudade aumentar e lógico, que farão com que ela se torne independente de um jeito que nuca foi!
"Eu teria que filmar aquela história, quando
já fosse uma diretora de cinema."-pág.92  

  

Bom, viajei para a Inglaterra sem sair de casa! Estou adorando cada momento acompanhando a série, dou risadas junto com os personagens, também fico triste e tem horas que você quer simplesmente matar algum personagem pelas suas atitudes (vulgo Leo :P). Até fiquei com vontade de fazer intercâmbio e conhecer pessoas de outros países também! Os livros da Paula foram os únicos até hoje que o tempo voou enquanto estava lendo, pegava o para ler com o sol ainda brilhando do lado de fora e quando já percebia, o sol já tinha trocado de lugar com a lua!

Em relação aos personagens, conseguimos perceber um pouco do amadurecimento de Fani. Enquanto no primeiro ela era reclusa com seus sentimentos e com pé atrás em algumas situações, neste volume ela continua confusa com o que sente mas é passageiro, logo já sabe o que quer. Ela continua lerdinha, mas eu adoro lerdos! Não tenho nada com o que reclamar, pois para mim as pessoas lerdas são as mais divertidas, então me divirto a beça com ela :P

Sem comentários para o Leo, em algumas partes eu quis realmente entrar para a história só para estrangulá-lo! Como ele pôde fazer aquilo com a Fani??? Mas sem ofensas para o seu fâ-clube, perdi essa vontade no final do livro (: Gabi continua sendo minha preferida, mas agora divide o pódio com a Natália, porque ela é simplesmente a pessoa que não tem juizo nenhum, mas que é bem engraçada. Os novos personagens não ficam para trás, Ana Elisa me conquistou dede o princípio, e eu sempre estava na torcida para que a Fani realmente desse uma chance ao Christian. Sem comentários para a Tracy, adorei ela! 

O que ainda me impressiona são as frases de filmes no inicio de cada capitulo que tem absolutamente tudo a ver com esse determinado capítulo. Paula continua não decepcionando e é sempre uma leitura bem divertida e prazerosa a ser feita. Vale muito a pena! Em menos de uma semana já estava terminando a série! Não quero nem pensar quando terminar o quarto, vou ficar com ressaca da Fani e de sua turma! Ainda bem que tem o Minha vida fora de série para matar a saudade (;  

Eu indico para todo mundo! E tenho certeza que quem pegar para ler, não se arrependerá hora nenhuma! A palavra PERFEITO continua sendo insuficiente para descrevê-lo, o livro vai além do perfeito, não vejo a hora de acompanhar mais um pouco dessa história e só de pensar que estou quase acabando a serie Fazendo meu Filme, o aperto no coração só aumenta! Já falei, mas não custa nada frisar, LEIAM porque vale muito a pena!
"Não havia lugar algum onde eu quisesse estar mais
do que ali, naquele momento."-pág.191


E graças a minha amiga Rafa, agora vou ter uma assinatura por aqui! Olhem só como que ficou: 




Read more →

terça-feira, 15 de julho de 2014

Delírio da Lauren Oliver

,
Pessoas! Como estão? Eu resolvi resenhar essa trilogia apenas quando eu completasse com todos os três volumes, o primeiro saiu aqui em 2012; o segundo, em 2013; e agora o terceiro saiu aqui no Brasil. Eu li os dois primeiros nos anos de lançamento, mas reli antes de conferir o terceiro para refrescar a memória. Lembrando que o piloto que a Fox filmou para a TV está disponível no canal WIGS, no Youtube. Para quem já leu os livros eu recomendo conferir o piloto, mas para quem ainda não teve oportunidade deixe para conferir assim que acabar de ler a trilogia (#ficaadica). Vamos para a resenha agora! 

 Delírio é um livro da Lauren Oliver, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Possui 342 páginas.
 
Em um futuro não distante, o amor é considerado uma doença mortal: o mais fatal dos males. Conhecido como amor deliria nervosa, uma vacina é obrigatória aos 18 anos. A vacina o deixa imune de se importar, de pensar de modo fútil e, principalmente, de amar. Lena Haloway acredita piamente no sistema, acredita que ser curada é o certo e resolverá tudo. A garota acredita que o amor mata, que você pode morrer de amor ou da falta dele. 


"Há sessenta anos o presidente e o Consórcio identificaram o amor como uma doença, e faz quarenta e três anos que os cientistas descobriram uma cura. Todas as outras pessoas de minha família já passaram pela intervenção. Minha irmã mais velha, Rachel, está livre da doença há nove anos. Está protegida do amor há tanto tempo que diz que nem consegue se lembrar dos sintomas [...]" - pág. 07

   Nessa sociedade, meninos e meninas são separados até a cura, não frequentam as mesmas escolas e não podem manter contato físico nem verbal. Toda ação suspeita é interrompida imediatamente e os infratores são levados para uma vacina precoce, tudo para a doença não se espalhar e ficar como antigamente, em que o amor era visto como algo inofensivo e belo. Lena vive com seus tios e suas primas mais novas, Jenny e Grace, sua irmã vive com seu marido e raramente a visita. 

   Lena e sua melhor amiga, Hana Tate, são quase inseparáveis, não importa o quanto digam que depois da cura as duas vão ser como desconhecidas. As duas correm juntas depois da escola, e sempre apoiam a outra. Apesar da diferença de classe social, Lena e Hana não ligam para isso, elas são amigas. A família de Hana é rica, enquanto a de Lena carrega um passado marcante por causa do deliria e não possui muito recursos financeiro. 

   É por causa desse passado que Lena deseja a cura mais do que tudo, ela deseja mostrar que não sucumbirá à doença. A garota só não contava com um detalhe: conhecer Alex Sheathes no dia de sua intervenção. Agora tudo mudou, ela prefere sofrer de amor do que acreditar que o amor é algo letal como dizem. 

"Amor- uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma única lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados." - pág. 237

   Lauren Oliver criou uma história completamente diferente, acho que ninguém nunca imaginou o amor como uma doença igual a ela. A autora criou toda uma história de fundo para sua própria narrativa em sim. Oliver, antes de cada capítulo, colocou alguma citação do sistema que criou como os sintomas e as fases do amor deliria nervosa e cantigas incentivando a cura. E o livro fica mais interessante quando você relaciona todos os sintomas criados por elas com o amor de hoje, que por mim funcionou direito. 

   No primeiro livro a visão de Lena é mais explorada, como ela acredita muito no sistema até o momento em que ela passa a criticá-lo como algo falso e forjado. Mesmo depois de conhecer Alex e se apaixonar por ele, a protagonista não passa a ter uma visão radical de tudo. Lena só passa a ter esse pensamento após descobrir a verdade por trás da morte de sua mãe. 

   Por esse motivo Delírio não possui muita ação ou uma melhor apresentação do mundo distópico de Lauren Oliver. O livro narra a mudança de pensar e agir da protagonista de acordo com seu conhecimento limitado e sua pouca vivência. E por causa desse modo de narrativa que o livro acaba se tornando meio cansativo, apenas nos capítulos finais que a história se torna algo diferente e ágil. 

   Delírio se tornaria uma série de televisão pela Fox, que produziu um piloto com Emma Roberts interpretando a Lena e Daren Kagasoff como o Alex, mas o projeto foi rejeitado pela emissora. Só que, para matar a curiosidade dos fãs, a plataforma Hulu disponibilizou o piloto produzido no site e, para localidades internacionais, no Youtube. E, sinceramente, eu fico feliz pela decisão da Fox. 

   A própria autora explicou que para transfomar o livro em uma série de TV seria necessário mudar e acrescentar algumas coisas, mas mesmo assim ficou corrido, sem noção e mudou completamente algumas coisas que são importantes no primeiro livro. Eu assisti antes de ler o terceiro livro, o que foi decepcionante porque o piloto continha um spoiler do livro.

   Delírio é um início de trilogia razoável, mas que promete algo bem diferente. Apesar do começo lento e sem graça, a narrativa prende o leitor por apresentar algo inusitado e incomum. O leitor percebe a transição feita por Lena: de alguém indefeso que acredita no sistema para alguém que consegue perceber a verdade. Recomendo muito! 

"Instantes, momentos, meros segundos: frágeis, lindos e indefesos quanto uma borboleta voando contra o vento forte" - pág. 109
Read more →