terça-feira, 7 de julho de 2015

Os 13 Porquês de Jay Asher

,
Olá pessoal!! Como foi a semana de vocês? Nesse último sábado, dia 4/07, o Augusto lançou seu segundo livro pela D´Plácido, o Um Amor, Um Café e Nova York 2. Comprem o exemplar de vocês! Mas hoje a resenha é de outro livro do Projeto (R)Espetacular que eu li há muito tempo e me marcou bastante. O assunto do livro é bem forte e o autor não decepciona na narrativa. Bora lá? 

   
Hannah Baker cometeu suicídio. Diversos acontecimentos a levaram para essa decisão: problemas na escola, bullying... Mas ela deixou um pequeno presente para alguns colegas de escola, um conjunto de sete fitas cassetes numeradas de 1 a 13. O conteúdo delas é um tanto quanto perturbador para os ouvintes, pois são os motivos que fizeram a garota tirar a própria vida. 

   Clay Jensen, o típico garoto inofensivo estudioso da escola, é um dos motivos. O problema é que ele era apaixonado por Hannah e não tem a mínima noção do que fez a ela de tão grave para receber as fitas. Andando pela cidade durante a noite, Clay escuta as últimas palavras de Hannah por lugares que ela passou e foram derradeiros em alguns do acontecimentos. 

   Escutando coisas que nunca imaginou que aconteciam ao seu redor e conhecendo seus verdadeiros colegas de escola, o garoto precisa seguir duas regras impostas por Hannah: 1) escutar todas as fitas até o final e 2) passá-las adiante para a pessoa que vem depois da sua história. Angustiado com os relatos da garota, ele percebe que sua vida mudou para sempre. 

   Gente, sabe aqueles livros inteligentes, bem elaborados e escritos? Os 13 Porquês com certeza figura nesse hall. Você não pode contar muitos detalhes da história porque tudo é spoiler, aí você tem que se contentar com o mínimo possível e acha que tudo ficou confuso demais para quem nunca leu... Por isso tenho uma relação de amor platônico por esse livro, rsrs. 

   Mesmo tratando de assuntos seríssimos como o suicídio e o bullying, Jay Asher escreve a história de Hannah de uma maneira tão leve e ao mesmo tempo tão forte que qualquer leitor fica impactado. A estrutura da narrativa é diferente de qualquer outra por conta das fitas: os capítulos são os lados de cada fita e a história é intercalada entre os relatos de Hannah e as ações de Clay no presente. No mínimo, achei incrível a forma como o autor dispôs a sua história. 

   Lendo comentários de outras pessoas na internet sobre o livro, eu vi que muita gente achou os motivos da Hannah um tanto quanto banais e que não justificavam o suicídio. Mas gente, mesmo a história sendo ficcional e a personagem também, quantos adolescentes não passam por essas mesmas situações dia após dia nas escolas do mundo todo? Eu achei que o Jay foi super sensível ao escolher situações aparentemente simples, mas que causam um grande impacto para que vivenciou, sabe? 

   Por isso o livro conversa com o leitor, por conter situações que você poderia ter vivido nos tempos escolares, que seus filhos podem estar vivendo ou podem viver. Situações que colocam uma pessoa em uma perspectiva tão pessimista que ela guarda aquilo para si, sem se abrir para alguém. Achando que dali para frente, tudo pode ir de mal a pior. Acho que essas pessoas que, por alguma razão, não enxergam esses motivos como algo grave não deveriam banalizar a ação da personagem. 

     Voltando ao livro, a história é incrível. A forma como o autor leva o leitor para uma reflexão profunda é algo assustador, pois a cada relato uma necessidade de entrar na história e ajudar Hannah vai crescendo dentro da gente. É inteligente e memorável. >>ALERTA DE LEITURA OBRIGATÓRIAA<< 



0 comentários to “ Os 13 Porquês de Jay Asher ”

Postar um comentário