terça-feira, 13 de setembro de 2016

Boa Noite da Pam Gonçalves

,
   Oulá você aí do outro lado! Hoje tem resenhaa!!! O livro de hoje estava na minha lista de desejos mesmo quando ainda estava sendo escrito pela autora, simplesmente porque eu amo os vídeos da Pam e a acompanhei durante toda a jornada do primeiro livro solo dela! E essa semana, quando ela divulgou que vem em BH ainda esse mês, corri pra livraria comprar meu "Boa Noite"! E não me decepcionou nem um pouco!! 

 
 Assim que terminou a vida escolar, Alina pôs em prática seu desejo de ser vista pelos outros de maneira diferente. Sempre quis ser outra pessoa, ser quem ela realmente era, mas nunca teve a força para tal mudança em sua vida. Na faculdade, encontrou a chance perfeita para isso: nada melhor do que o lugar onde você não conhece ninguém, e está inteiramente por conta própria, para se reinventar. 

   Saindo do conforto da casa dos pais, ela foi parar na charmosa casa de tijolinhos que servia como a República das Loucuras. Lá, conheceu as primeiras pessoas de sua nova vida. Manu, a loira livre, leve e solta; Gustavo, o garoto que cursava medicina e reivindicou os assuntos da república do pai; Talita e seu namorado Bernardo, que nunca estavam separados por muito tempo.  Estava prestes a ser uma garota totalmente diferente da que era nos tempos de escola. 

   Caloura em Engenharia da Computação, Alina nunca viu sua vida agitada como agora. Seus colegas de república eram frequentantes assíduos das mais diversas festas e sempre faziam questão de a levarem com eles, mesmo ela tendo inúmeros trabalhos e estudos de Cálculo, História da Computação e afins para fazer. E assim ela se enxergava cada vez mais distante de sua antiga personalidade. 

    Manu se torna uma grande aliada, como Luana, sua colega de classe. Em meio a tantos trabalhos, um concurso, festas e mudanças Alina se vê no centro de uma cultura extremamente desagradável e que cada dia mais se torna o grande foco de uma página de fofocas da Universidade que surgiu na internet. Terá valido a pena ter deixado a vida de boa menina pra trás? 


   Eu quero mais. Simplesmente não estou preparado e pronto o suficiente pra deixar essa história de lado! Pam consegue tratar de inúmeros assuntos, alguns deles muito sérios e pesados, com uma escrita leve e viciante que não tira o foco da mensagem que ela quer passar. Sua narrativa é surpreendentemente viciante, cada vez que eu fechava o livro queria voltar o mais rápido possível. 
   Alina é uma personagem muito identificável com seu drama de caloura e sua vontade de fazer a diferença. Eu mesmo me relacionei com sua vontade de mudar o rumo de sua vida entrando na faculdade, ainda que não tenha passado pelas mesma situações em meu primeiro semestre. Além dos dramas da protagonista, todos os outros personagens também possuem suas costas de tramas e devo dizer: todas super bem construídas e elaboradas. 
   Manu tem seus próprios problemas dentro e fora da faculdade, como todos os moradores da casa de tijolinhos. E Pam conseguiu distribuir toda a atenção necessária entre eles, sem nem mesmo apagar sua principal. Nas 240 páginas de história, a autora abordou todas as vidas individuais de seus personagens de uma forma incrível, soube encontrar o tempo perfeito para cada um. 
   Acredito que Pam seja uma escritora de mão cheia. Ela sabe criar uma trama principal, e costurá-la com as sub-tramas sem deixar, nem uma única vez, ficar piegas e cliché demais. Tudo co-relacionado e fazendo o maior sentido na história em si, e o leitor só consegue perceber isso no final porque é tão natural ao decorrer da narrativa, tudo super bem costurado. 
   "Boa Noite" tem uma escrita ao mesmo tempo leve e poderosa. Mesmo um pouco fantasiosa em alguns pontos, a história consegue passar uma mensagem incrível para o leitor, e um aviso pra quem quer que esteja passando pelo período universitário, ou quase chegando à ele. Seja pelos personagens, pela ambientação ou demais aspectos eu GARANTO que o livro da Pam é mais do que uma boa pedida (e não apenas falando como fã). Aproveita a turnê de lançamento e vá ler antes que ela chegue à sua cidade! 

Até o próximo encontro!





2 comentários :

  1. Oieeeeee

    O meu acabou de chegar. Precisssso terminar antes do dia 24!!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oe!!
      Rapidinho você acaba! A leitura flui muito bem hahaha

      Tchauu :D

      Excluir