segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - de Ransom Riggs

,




FICHA TÉCNICA
Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
ISBN: 978-85-441-0284-8
Edição:
Número de páginas: 336
Ano: 2015







Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias que seu avô vivenciou na infância, sobre como ele se separou de sua família aos cinco anos de idade e fora morar em um orfanato no País de Gales. As histórias variavam, sua vida como artista de circo, vagens de navio, crianças que flutuavam, que davam vida aos mortos, que formavam bolas de fogo em suas mãos, com uma força sobre-humana, crianças invisíveis e sobre sua vida durante a guerra, mas Jacob ficava fascinado com cada uma delas. E todas tinham uma coisa em comum: os monstros que seu avô relatava que precisava fugir.

"Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torna alto demais"

Jacob foi crescendo e as histórias de Abraham, seu avô, foram cada vez mais se tornando banais para ele e o medo crescia dentro dele de seu avô estava enlouquecendo, preso dentro de casa com medo de monstros que estavam o perseguindo e armários cheios de armas. E pouco a pouco Jacob parou de acreditar nas "fantasias" de seu avô.

Filho único de pais bem sucedidos e herdeiro de uma parte das empresas Smart AID, Jacob considerava sua vida normal e comum até que uma grande tragédia acontece, ele presencia a morte de Abraham. E Jacob o amava com todo o coração, mesmo todos considerando seu avô um louco e fora de si. O pior de tudo, Jake acredita ter visto um dos assassinos de Abe. Todos começaram a achar que Jacob estava perdendo a cabeça, que não tinha visto nada e foi tudo uma reação ao estresse causado pelo momento.

Convicto de querer colocar toda essa história a limpo e desvendar o misterioso passado secreto de seu avô, Jake encontra uma carta de alguém que seria do orfanato e decide ir até a ilha desvendar todo esse mistério e descobrir o que realmente aconteceu no passado. Mas quando chega a seu destino, ele encontra uma casa abandonada, em ruínas. Uma casa castigada pelo tempo, inabitável e horripilante. Em meio aos destroços da casa, ele encontra um álbum de fotografias velho, com fotos de várias crianças e de momentos delas brincando. E algumas que pareciam muito com as que seu avô o mostrara, de um rapaz coberto por abelhas, um outro carregando uma enorme pedra somente com uma mão, uma menina que flutuava, um rapaz quer parecia ser invisível, e várias outras. Mas para Jake não restava dúvidas, todas elas claramente foram modificadas.

Em meio a tantos mistérios, segredo e respostas a serem buscadas, Jake descobre que as fotos de seu avô são verdadeiras, que as história que lhe contava são reais e não apenas para mascarar as atrocidades que vivenciou na guerra e que o orfanato continua funcionando após tantos anos e do terrível acidente que ocorreu. Mas o tempo parou para eles, um mundo em que não há doenças e nem morte, um mundo que existe apenas o hoje, um mundo onde estão seguros. Mas seria tão sublime assim? E Jake encontrará tudo o que procura?

"Tem muitas coisas nesse lugar que ela não gostaria que você soubesse."

Eu achava que a história seria um terror que me daria medo de dormir ou de ler a noite, mas não foi isso que aconteceu. E não me decepcionou, eu gostei bastante da história criada pelo autor, uma história arrepiante e fantástica. Ransom soube trabalhar de forma excelente o universo que criou e não se perdeu em momento algum no decorrer do enredo. Soube conduzir majestosamente o e criou mundo fantástico que elaborou a partir de várias fotografias que ilustram todo o livro.

As fotos presentes no livro que ilustram toda a narrativa, pertencem a diversos colecionadores e são todas reais, nenhuma foi criada ou modificada para fazer parte da história. Fato esse que aumenta a imaginação de qualquer leitor. E uma arte feia com muita maestria pelo autor.

As peculiaridades de cada crianças foi bem pensada, apesar de que eu gostaria de que algumas fossem bem mais exploradas e os personagens foram muito bem construídos e são ricos, cada um com sua participação digna na trama. O terror da história, todo o mistério e segredos da narrativa estimulam toda a imaginação dos leitores.

O que eu mais achei interessante no livro foi a ligação de fatos imaginários com fotos reais e perturbadoras, os ambientes criados, sendo muitos enigmáticos e assustadores, além do cruzamento da história com a opressão sofrida pelos judeus e da guerra com a fantasia criada pelo autor presente em toda a narrativa. Além de toda manipulação do realismo das fotografias com a imaginação de Riggs.

A história, sem dúvidas, é uma criação muito bem elaborada, surpreendente e que o autor consegue prender a atenção de seu leitor sem cansar a mente e sem se perder no meio de tanto mistério no universo fantasioso que criou. A leitura flui e o final é ótimo, deixando um gancho direto para o próximo livro e que nos deixa com a pulga atrás da orelha e curiosos com o que vem a seguir na trama de Jacob e as crianças peculiares. Leitura mais que recomendada!

Avaliação:



Ah, e não se esqueçam, o livro ganhou uma adaptação cinematográfica dirigida pelo Tim Burton, confere o trailer:




Até a próxima,



0 comentários to “ O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - de Ransom Riggs ”

Postar um comentário